E-mail

distoniasaude@outlook.com

Fone

(11) 99505-9550

A Distonia e as descobertas do Dr. Farias – Parte II

Blog,Noticia,Sem categoria,Vídeos

Sobre Dr. Joaquim Farias

Olá,

Você se lembra do post passado? Nele contei sobre a minha descoberta de diagnóstico e comecei a falar sobre um médico inovador. Então, hoje vou continuar a falar sobre esse profissional que é pesquisador, músico, terapeuta e muito mais queM é o Dr. Farias.

Quem é ele?

Joaquim Farias é diretor do Neuroplastic Training Institute of Toronto e pesquisador da Universidade de Toronto, Canadá. Especialista líder em tratamento de distonia com terapia de movimento. Possui doutorado em biomecânica, além de mestrado em reabilitação neuropsicológica, psicossocial e ergonomia.

As credenciais combinadas do Dr. Farias permitem que ele trate efetivamente a Distonia, além de usar suas experiências pessoais únicas como: músico, instrutor de artes marciais, Shiatsu, médico Qigong Therapist, viajante mundial e pesquisador de movimento. Ufa, é bastante coisa!

Ele acredita que as experiências de reabilitação não são reproduzíveis porque cada pessoa é única e diferente, e que a vida não se repete. Apoia a humanização da ciência e a integração de todas as disciplinas porque o paciente vive em um mundo que não pode ser dividido. Para ele os pacientes não são apenas sujeitos, mas são pessoas, e quando uma vida é reduzida a uma história clínica, muitas vezes as facetas mais importantes da pessoa são ignoradas.

Desde 1996, o Dr. Farias ajudou mais de 1000 pessoas a terem suas vidas e condições de vidas otimizadas após terem sido afetadas por diferentes distúrbios do movimento caracterizados por: distonias, tremores e outros problemas de coordenação.

Se quiser saber mais sobre o currículo dele, acesse: https://www.fariastechnique.com/joaquin-farias/

Tratamento da Distonia sob o método Dr. Farias

Agora que você já entendeu um pouco sobre a formação dele, está na hora deu falar sobre o método – desde 1996, o Dr. Farias, trabalha com terapias alternativas e complementares para pacientes com distúrbios do movimento, revolucionando o pensamento por trás dos conceitos tradicionais do tratamento da Distonia. Seus pacientes costumam dizer que ele é uma espécie de “gênio clínico”. A “Técnica Farias” é uma terapia natural com base em pesquisas sobre neurociência. Os resultados iniciais obtidos através do seu método provaram ser muito esperançosos.

Para ilustrar o seu trabalho, vamos citar o caso do paciente Federico Bitti. Ele  sofre de Distonia cervical e está tentando uma nova terapia envolvendo a neuroplasticidade e exercícios específicos para treinar o cérebro (uma espécie de dança). Veja no vídeo:

Para receber o tratamento, é realizada uma avaliação que inclui a análise dos movimentos como linha de base, e assim são identificados os déficits naturais dos corpos do paciente. Após a análise são definidos exercícios específicos para cada paciente, e estes devem ser executados individualmente. Os movimentos propostos induzem mudanças neuroplásticas que permitem a recuperação gradual do controle motor. Segundo o Dr. Faria, se o paciente seguir rigorosamente o protocolo de treinamento, é possível obter melhorias da coordenação motora em um curto período de tempo.

Por conta de suas pesquisas de caráter inovador e resultados aprovados, o Dr Farias palestrou sobre “como os seus movimentos podem curar o seu corpo” no Tedx Talks, assista (tem legenda em português).

Gostaram dessa possibilidade de tratamento? No próximo post vou explicar mais sobre ele. Mande suas perguntas e sugestões de temas. Como eu sempre digo: o Blog Distonia é uma via de mão dupla, colabore, afinal você também faz parte dele!

Até a próxima!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam quis nostrud exercitation ullamco laboris.
Marlene Redman – Founder Humanite
Tags :
Criatividade,dança,distonia,Distonia Saúde,Dr. Farias,Dr. Farias distonia,Estimulação cerebral,Estudos,ideias,informação,inovação,insight,Parkinson Ciência Pesquisa,saúde,sintomas,Ted Talks,Tedx Talks
Share This :

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *