Olá, Você se lembra que o dia 06 de maio é o Dia Nacional da Distonia, né? Então, dando continuidade aos assuntos deste mês tão importante para os portadores dessa doença, apresento a vocês um dos especialistas mais renomados da área; o neurologista Dr. Sidney Gomes.
Quem é Sidney Gomes?
Detentor de um currículo vasto e sólido, Sidney Gomes nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais,em 09 de janeiro de 1957. Casou-se com a professora e doutora em Pedagogia, Eliani de Lima Villas Gomes e começou a sua trajetória na medicina, quando foi diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Juiz de Fora.
Ele é o tipo de profissional que preza pela atualização e aquisição de novos conhecimentos. A leitura é o seu principal hobby e seus estilos preferidos são: filosofia e espiritualidade. Depois da formação de base nunca mais parou. Emendou seus estudo na residência médica do Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC UFRJ (referência nacional em neurologia) – localizado no Rio de Janeiro . Além da Distonia, também dedica-se ao tratamento da esclerose múltipla (EM); neuromielite óptica; doenças autoimunes e neuroinfectologia. Merece destaque sua especialidade no tratamento das doenças auto imunes com farmacologias específicas, conforme a literatura científica médica aceita e aprovada.
Formação acadêmica:
- Curso de Medicina Tropical no Instituto de medicina Tropical – USP;
- Curso Distúrbio Cognitivo-Demência CEREDIC – USP;
- Curso Imunologia – UERJ;
- Curso de Saúde Pública – USP ;
- Curso de Neuroinfectologia – USP;
- Mestrado e Doutorado em Ciências Militares – UERJ;
- Doutorado em Patologia-UERJ ;
- Curso de Administração Hospitalar – FGV;
- Curso Filosofia – Universidade São Marcos;
- Curso Psicologia – Universidade São Marcos ;
- Curso de Capacitação e Atualização em HIV do Ministério da Saúde – UFRJ.
Títulos:
Além do curriculum invejável, o Dr. Sydney é membro de várias instituições, associações e entidades de classe, além de ter ocupado cargos relevantes na área médica. Veja alguns títulos:
- Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia;
- Membro da Academia Americana de Neurologia;
- Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica;
- Membro da Academia Brasileira de Medicina Militar;
- Membro da Sociedade Europeia de Neurologia;
- Membro da Associação Médica Brasileira;
- Membro titular do BCTRIMS e LACTRIMS;
- Membro da Sociedade Maçônica;
- Especialista CFM-AMB-CNRM-ABN NEUROLOGIA;
- Especialista em Clínica Médica CFM-AMB-SBCM;
- Chefe do serviço de neurologia da Beneficência Portuguesa;
- Foi chefe de serviço do Hospital Cruz Azul – Paulistano – Hospital Geral São Paulo;
- Membro da mesa diretora da Academia Brasileira de Neurologia ;
- Foi diretor do Hospital Geral São Paulo ;
- Delegado a AMB e Exercício Profissional da Academia Brasileira de Neurologia ;
- Membro titular da Academia Brasileira de Medicina Militar (imortal, ocupando a cadeira 03);
- Presidente do Centro de Estudos do Hospital Geral de São Paulo;
- Chefe de equipe de emergência no Hospital Artur Ribeiro de Saboya);
- Estagiário pós-graduando doutorado na Casa da AIDS – Fundação Zerbini – USP ;
- Médico assistente no Ambulatório de Doenças Infecciosas e Neurologia da USP ;
- Diretor geral e técnico da SPTM Serviços Médicos e Clínica de Equoterapia e Reabilitação.
Prêmios
Com essa vasta formação e experiência, logicamente, já recebeu vários prêmios e teve mais de 100 artigos publicados em revistas nacionais/internacionais e em congressos. O profissional também participou de inúmeros eventos dentro e fora do país, sem falar nas publicações em capítulos em livros técnicos. Confira alguns prêmios:
- Prêmio Jabuti de Jornalismo (2014) 56ª edição;
- Prêmio de Qualidade CCH-USP (2006);
- Prêmio Paulista de Qualidade PPQ SP- Direção de Hospital (2007).
Sidney Gomes também é palestrante em congressos (nas áreas de medicina, psicologia, fisioterapia e enfermagem). Mineiro de nascimento, recebeu, em 2006, o Título de Cidadão Paulistano. No mesmo ano, foi condecorado, pelo presidente da República Federativa do Brasil, com a Medalha da Ordem do Mérito Militar no grau de oficial. Além desta, recebeu a Medalha do Pacificador e Medalha Mérito Amazônico por relevantes serviços prestados ao país e outras 92 condecorações ao longo de mais de 39 anos de total dedicação profissional.
Sobre a medicina no Brasil

Segundo o Dr. Sidney Gomes, a medicina no Brasil poderia ser e estar melhor devido aos avanços significativos na área médica e acesso à tecnologia apropriada ao exercício amplo da medicina, registrados nas últimas três décadas, principalmente na área privada (mas com desigualdade entre as regiões brasileiras). Para o profissional existe uma implantação inadequada das políticas públicas, seja na saúde, na educação, e nos mais diversos setores de base. Essa implantação ineficiente reflete diretamente no desenvolvimento da sociedade brasileira.
“Temos recursos naturais, temos poder econômico sustentado e qualidade intelectual para fazer deste país um dos melhores do mundo, mas esbarramos em um nível cultural e acadêmico muito baixo. Uma sociedade que não se mobiliza para cobrar níveis mínimos de uma sociedade moderna. Existem nichos de qualidade excelente. Contudo, falta cobrança correta e direta aos nossos dirigentes através de meios legais, de reivindicações sociais no momento oportuno, para que cheguemos à sociedade que merecemos e que pagamos para ter”, prioriza o neurologista.
“O país é feito pelos brasileiros honestos, trabalhadores que dão o sangue diariamente. Um país se faz com homens livres, de bons costumes e com livros. Só assim poderemos ter uma medicina pública e privada assemelhadas. Saúde e Educação são direitos para todos”, destaca o médico.
Divulgação e Distonia
Particularmente sobre a Distonia, o Dr. Sidney foi bem claro quando apontou a necessidade de que a doença precisa ser mais divulgada. Uma ação urgente que deve ser realizada com a finalidade de que se torne conhecida pela população em geral, e que esse esclarecimento seja direcionado inclusive à classe médica. Para ele, todos os pacientes devem ser avaliados e orientados no sentido de que: apesar de não haver uma cura, existem tratamentos específicos que podem trazer uma melhor qualidade de vida e controle dos sintomas.
Como um homem apaixonado pelo que faz e incansável em suas buscas e atuação, Sidney Gomes tem projetos para seguir estudando e aprendendo, sempre.
Distônicos e o Dr. Sidney
Nós, distônicos, só temos que agradecer a este renomado profissional que faz muita diferença em nossas vidas! Inclusive a credibilidade de nosso website devemos, e muito, à colaboração do Dr. Sidney; que além de ser muito generoso e estar sempre disponível, não mede esforços na hora de contribuir de inúmeras formas para o crescimento desse portal e do futuro Instituto Distonia Saúde.
Direciono a ele, em nome da comunidade distônica, o nosso muito obrigada!
Sidney Gomes é Neurologista Clínico – CRMSP: 77.682 e CRMMG 13057.
Não realiza bloqueio neuromuscular.
Atende convênios médicos no Casarão de Consultórios da Bp – Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Consultas em seu Consultório Particular.
Uma resposta